História da cidade

Glória é um município baiano localizado a 514 Km da capital Salvador, é banhada pelas águas do Rio São Francisco e faz fronteiras com os estados de Pernambuco e Alagoas , o que facilita a chegada de turistas não só do Brasil, mas também do mundo. Denominada “Curral dos Bois e Santo Antônio da Glória, à partir de 8 de julho de 1931, teve o seu topônimo simplificado para Glória. Atualmente tem uma população de 16.000 habitantes e um potencial incrível para o turismo de lazer.

Serra do Retiro

Com 150 metros de altura e aproximadamente 1,5Km de caminhada íngrime que corta a caatinga arbórea aberta, a Serra do Retiro possui uma trilha especial para os amantes da natureza e do turismo religioso, que acontece durante o período da quaresma. O ponto de partida é na Igreja de Bom Jesus dos Passos e de lá até o pico, é só aventura e superação. A vista do Alto é de tirar o fólego, inesquecível e qualquer um pode permanecer por horas desfrutando da vista panorâmica que alcança a cidade de Glória, banhada pelo Rio São Francisco.

Artesanato –  Os artesãos produzem diversas peças, unindo  retalhos de tecidos,  a madeira, a palha de Ouricuri e os produtos recicláveis.

Gastronomia - Sendo o maior produtor de tilápia da Bahia, o município de Glória possui uma diversidade incomparável de pratos tendo como base o pescado. Glória também é um dos maiores produtores de melancia do Vale do São Francisco. Além da tilápia, oferecemos  também a carne de bode e a buchada, galinha de capoeira e como sobremesas os doces das frutas (mamão, côco, melancia, banana e goiaba) produzidas no município.

Balneário Canto das Águas – Banhado pelas águas do “Velho Chico”, é um atrativo turístico que faz do município um referencial no Turismo de Lazer  da  Ragião dos Lagos e Cânios do São Francisco. A infraestrutura do Balneário Canto das Águas oferece aos visitantes um complexo de bares e resteurantes, orla, praça com espaço especial para práticas de atividades poliesportivas, ciclovia e acima de tudo segurança e tranquilidade. Além do complexo de lazer, no local também acontece um dos maiores eventos do município, o “Pré-Carnaval Sem Igual” que acontece no mês de fevereiro.

Ilha de Rarrá – Com um arco de 8Km de extensão territorial, a ilha é um lugar paradisíaco no meio da caatinga. Com dunas de areias brancas e uma praia de água doce propícia para a prática de esportes náuticos, o turista pode curtir também o passeio de charrete e a parada especial no percurso fluvial sobre as ruínas da Igreja Sagrado Coração de Jesus, localizadas no estado vizinho, Pernambuco - antiga Vila de Barreiras.  Para chegar ao destino, os turistas devem seguir pela estrada BA 210 no sentido Projeto Glória – Agrovila 1 e à partir daí a continuação do percurso fica por conta do trajeto no Catamarã. Quem visita a ilha terá o prazer de saborear a culinária típica da região.

Tradicional Trezena de Santo Antônio e São Pedro do Povoado Quixaba

A Tradicional Trezena de Santo Antônio é a festa do padroeiro do município,  que acontece entre os dias 1 e 13 de junho, na sede. Evento religioso que já faz parte do calendário  das festas populares do estado da Bahia, marcando o início dos festejos juninos da Região.

A festa de São Pedro do Povoado Quixaba finaliza os festejos juninos da região, tem a capacidade de atrair uma verdadeira multidão que vem não só curtir as atrações musicais, mas também desfrutar do acolhimento dos moradores.

Festas e Danças Populares

Vaquejada (Pega de Boi no mato e Corrida de Mourão)
Festa de Reis
Toré
Grupo de Xaxado (Cabras de Lampião do Raso da Catarina)
Quadrilhas

Baixa do Chico (Raso da Catarina) – A Baixa do Chico, povoado de Glória que abriga a tribo indígena Pankararé, é um cânion seco com 12 Km de extensão e está localizada na reserva ecológica, Raso da Catarina que possui  6.400 Km quadrados em todo seu território, recobertos por vegetação do tipo caatinga. Para chegar até a reserva, o turista deve usar carro com tração 4x4 para passar nas estradas arenosas. Chegando lá, a trilha pode ser feita no próprio carro ou a pé. Durante o passeio o visitante irá apreciar as formações rochosas esculpidas pela própria natureza - parecendo castelos, torre e bispo do tabuleiro de xadrez, assim como o famoso paredão que leva o nome  de “O dedo de Deus”. Os passeios são feitos sempre com a presença de guia local e precisam ser agendados com antecedência para atender a normas do Ibama e da Funai.

Informações Sobre o Município
Distância da Capital: 514 Km
Rodovias de Acesso: BR-324/BR-116/BR-110
Área da Unidade Territorial: 1.255,647 Km2
Densidade demográfica: 12,01
População: 16.000 habitantes
Temperatura Média Anual: 25° C
Meses de Maior Incidência de Chuvas: Fevereiro a Abril
Principais Atividades Econômicas: Agricultura Irrigada e Horticultura

LDO 2025
Lei Paulo Gustago
Covid-19
COVID-19 Transparência
Ouvidoria
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Conselho Tutelar